Inovação em projeto de Migração para o Mercado Livre de Energia
No ano de 2022, Base Administrativa da Guarnição de Santa Maria (B Adm Gu SM) centralizou todas contas de Energia Elétrica das 21 (vinte e uma) Organizações Militares da Guarnição de Santa Maria em um único CNPJ, dando um primeiro passo visando a migração para o Mercado Livre de Energia. Desde então, a B Adm Gu SM iniciou os planejamentos realizando várias reuniões com a finalidade de verificar quais Unidades Consumidoras da Guarnição seriam contempladas para a migração, bem como o preparo e estudo de toda a documentação necessária para o processo licitatório.
Neste contexto, no dia 1º de agosto de 2024, foi realizada uma reunião conduzida pelo Coronel Everton da Conceição Soares - Comandante da Base Administrativa da Guarnição de Santa Maria, com a participação do Ordenador de Despesas, do Chefe da Seção de Planejamento e Aquisição, do Assessor de Governança e Gestão, e uma equipe de especialistas em soluções energéticas no ambiente de contratação livre da empresa HCC Energia, composta pelo Senhores Thaigor Farias, Coordenador Nacional de Grandes Negócios; Cleber Breancini, Diretor Comercial; e Lucas Guterres, Executivo de Mercado Livre de Energia, cujo o objetivo foi ampliar o compartilhamento de conhecimentos sobre o Mercado Livre de Energia, proporcionando uma visão ampla da viabilidade de migração das Organizações Militares para este modelo de contratação.
Esta mudança não apenas alinha a Base Administrativa às práticas mais modernas e sustentáveis de consumo energético, mas também busca significativa economia aos cofres públicos, maximizando a eficácia na aquisição de energia.
"Esta é uma iniciativa que reflete nosso compromisso contínuo com a inovação e a eficiência no gasto público", afirmou o Comandante da B Adm Gu SM. "Com a migração para o Mercado Livre de Energia, estaremos não só otimizando nossos recursos mas também contribuindo para um futuro mais sustentável", complementou.
A migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) é uma estratégia que permite aos consumidores, como a Base Administrativa, negociar diretamente com fornecedores, escolhendo as condições de preço e fornecimento que melhor atendem às suas necessidades. Esta autonomia é um passo significativo para a administração, que busca mais controle e redução de custos em suas operações energéticas.
A implementação desse projeto coloca a Base Administrativa da Guarnição de Santa Maria em uma posição de destaque no uso consciente e eficiente de recursos, estabelecendo um marco na gestão pública e reforçando o papel do Exército Brasileiro como uma instituição adaptada às necessidades contemporâneas de sustentabilidade e eficiência econômica.
Fotos: Cb Thalisson