Histórico
A Base Administrativa da Guarnição de Santa Maria foi criada pela Portaria Nr 513 do Comandante do Exército, de 23 de maio de 2017, com o objetivo de racionalizar e aprimorar a administração das atividades de apoio, assim como de procedimentos e processos comuns, de caráter administrativo (nas áreas financeira, orçamentária, ambiental e patrimonial) e o atendimento às demandas logísticas das Organizações Militares, Organizações Militares de Saúde e Estabelecimentos de Ensino situados nas Guarnições de Santa Maria-RS e Itaara-RS.
A implantação da B Adm Gu SM proporciona significativa economia de pessoal nas estruturas administrativas das Organizações Militares localizadas na Guarnição de Santa Maria, centralizando a execução dos processos comuns em uma única estrutura.
A centralização das atividades torna possível a redistribuição dos efetivos atualmente empregados na execução das atividades administrativas, permitindo redirecionar o pessoal de carreira da linha militar bélica, bem como o pessoal especializado das áreas de saúde e de ensino, para a execução de suas atividades-fim, reduzindo os claros ora existentes. Implica maior padronização dos materiais e serviços a serem executados, resultando sensível economia de recursos (material e pessoal) e de tempo para a condução de cada processo.
Propicia um judicioso emprego dos recursos financeiros, conduzindo os processos licitatórios e contratos comuns às OM, permitindo melhores condições de negociação para o estabelecimento dos contratos, bem como facilitando seu acompanhamento, fiscalização e controle.
A Base Administrativa da Guarnição de Santa Maria é a Unidade Gestora do Comando da 3ª Divisão de Exército e de suas Organizações Militares Diretamente Subordinadas, nesta Guarnição.