Saúde da Mulher: Outubro Rosa - Previna-se!
Todos os anos, a população mundial lembra a luta contra o câncer de mama com uma campanha chamada Outubro Rosa. O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, e foi adotado pelos demais países do globo para alertar as mulheres e entidades governamentais sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dessa doença tão devastadora. O nome da campanha tem referência no laço rosa, utilizado desde a 1ª Corrida da Cura, realizada em Nova York, para estimular a participação da população, entidades e empresas na luta contra o câncer de mama. Foi por este mesmo motivo que posteriormente prédios, monumentos públicos, pontes e teatros passaram a ser iluminados com a cor rosa neste período, tal como acontece na maioria das cidades do país, bem como a ideia de realizar corridas, passeatas e eventos acerca do tema, usando balões, camisas e outros objetos rosados.
Durante todo o mês de outubro, o principal objetivo da campanha Outubro Rosa busca incentivar mulheres com idade entre 50 e 69 anos a fazerem os exames mamográficos a cada dois anos, para prevenir a doença ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura.
UM TUMOR DIAGNOSTICADO EM ESTÁGIO INICAL TEM 90% DE CHANCE A MAIS DE CURA
De 1º a 31 de outubro, são realizadas uma série de ações e a distribuição de materiais informativos à sociedade para conscientizá-la sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Cada estado brasileiro possui uma programação e estratégias diferentes para alertar a população local sobre a doença. Do mesmo modo, o Outubro Rosa promove eventos em todo o país para chamar a atenção das entidades governamentais para o acesso de pacientes diagnosticados com a doença ao tratamento nos sistemas públicos e particulares de saúde, que deve ser adequado e em tempo oportuno para aumentar as possibilidades de cura.
Para este ano, a campanha do Hospital Central do Exército consiste em postagens de vídeos, no site e nas redes sociais oficiais, com os profissionais de saúde do hospital abordando as formas de prevenção e os principais cuidados. Aguardem!!!
A IMPORTÂNCIA DA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA
O câncer de mama está entre os tipos da doença que mais acometem mulheres em todo o mundo e no Brasil – algo em torno de 25% do público feminino – perdendo apenas para o câncer de pele. Ele comumente costuma atingir mulheres a partir dos 35 anos de idade, tendo os seus riscos aumentados a partir dos 50 anos.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que, a cada ano do triênio 2020-2022, deverão ser registrados 66.280 novos casos da doença.
Antes dos 30 anos, são raros os casos de câncer de mama, mas isso não significa que as possibilidades estejam totalmente descartadas. Da mesma forma, apesar de também ser bem raro, o que muita gente não sabe é que a doença também pode surgir em homens, sendo responsável por aproximadamente 1% dos casos. E, embora o câncer de mama masculino seja raro, a mortalidade entre homens é maior dom que entre mulheres, exatamente porque o nível de conscientização entre os homens é escasso. De acordo com os dados disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde, houve no Brasil, em 2017, 16.274 mortes por câncer de mama feminino e 203 mortes por câncer de mama masculino.
Por isso, é de extrema importância que homens e mulheres, principalmente este último grupo, busquem os serviços de saúde para maiores informações sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Segundo especialistas, qualquer alteração nas mamas deve ser sempre investigada. Além do exame clínico das mamas, também podem ser pedidos exames de mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. Se você não quer estar dentro dessa estimativa, faça os exames mamográficos regularmente e siga sempre as orientações do seu médico. Além disso, é importante incentivar familiares e amigos a prevenirem-se contra a doença, incluindo os homens.
FIQUE ATENTA AOS SINAIS E SINTOMAS
Ter atenção às mamas está entre os cuidados primordiais para detectar qualquer tipo de doença, inclusive o câncer de mama. O Câncer de mama não dói. Por isso muita atenção aos sinais e sintomas:
-Nódulo na mama;
-Inchaço em parte da mama semelhante à casca de laranja;
-Irregularidades ou retrações na pele da mama;
-Dor ou inversão do mamilo;
-Vermelidão e descamação do mamilo, ou na pele da mama;
-Saída de secreção pelo mamilo, particularmente se for sanguinolenta ou translucida;
-Nódulo nas axilas.
Fonte: http://www.hce.eb.mil.br/destaques/730-outubro-rosa-3